Bispo Auxiliar
Dom Estêvão Binga

...

Pe. Estêvão Binga é filho de Francisco Sancho e de Ana Namgombe, ambos de feliz memória. Nasceu aos 2 de Setembro de 1966, na localidade de Twei, Município de Quilengues Província da Huíla. Fez os seus estudos primários na escola da Missão Católica de S. Paulo do Mundjombwe. Em 1981 ingressou no Seminário Menor. Estudando assim na Escola Técnica, actual Ilídio Machado. Seguiu depois para o Lobito para estudar na escola Saidy Mingas. Fazendo comunidade no Seminário Menor de S. Francisco Xavier na Paróquia de S. José da Caponte (Benguela) em 1985, tendo frequentado o Liceu Comandante Kassanje.

Fez o ensino Médio no Seminário do Bom Pastor, secção do Propedêutico entre os anos 1985 e 1987 em Benguela. De 1987 a 1990, no mesmo Seminário, frequentou o curso Superior de Filosofia. E o curso de Teologia no Seminário Maior de Cristo Rei (Huambo) de 1990 a 1995.

Recebeu o Ministério de Leitorado no dia 26 de Julho de 1992 em Benguela e do Acolitado no dia 29 de Janeiro de 1995, no Huambo. Foi ordenado Diácono no dia 21 de Julho de 1995 e Sacerdote no dia 28 de Abril de 1996 no Santuário de Nossa Senhora da Graça em Benguela, por sua Excelência Reverendíssima Dom Óscar Braga, de feliz memória.

De 1995 a 1997 trabalhou como Prefeito de Disciplina e de Estudo, no seminário maior do Bom Pastor, secção de Filosofia; na mesma época foi Delegado Diocesano da Pastoral da Saúde e Assistente Espiritual da Associação dos Engenheiros e Médicos Católicos. (1997) Ainda na fresca adolescência sacerdotal pe. Estêvão Binga foi enviado para Espanha, onde concluiu o doutoramento em Teologia Dogmática na Faculdade de Teologia do Norte de Espanha, sede de Burgos, aos 22 de Novembro de 2022. Em 2003 regressou à Diocese de Benguela e integrou a equipe formativa, como Prefeito de Disciplina e de Estudo no Seminário Maior de Teologia. Tendo assim também lecionados nas seguintes instituições: ICRA, ISUP actual ISPOCAB; ISTERB e PIAJET.

Desde 2005 até á data da sua nomeação para Bispo titular da sede de Nasbica e Bispo Auxiliar de Benguela, foi Reitor do Seminário Maior do Bom Pastor (Teologia) e Colaborador na Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes; além disso, ainda a nível local é Presidente da Comissão Diocesana de Estudos e Actualização. Passou a ser Bispo Auxiliar da Diocese de Benguela na ordenação episcopal no dia 6 de Fevereiro de 2022, na Capelinha de Nosso Senhora dos Navegantes –Benguela.

Diocese de Benguela

A Diocese de Benguela é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Angola, pertencente à Província Eclesiástica do Huambo, sendo sufragânea da Arquidiocese do Huambo.

Benguela, Rua Dr. António Agostinho Neto

secretariageral@diocese-benguela.ao