Bispo da Diocese de Benguela
Dom António Francisco Jaca, S.V.D.

...

Vida e formação sacerdotal. – O padre António Francisco Jaca nasceu no Quéssua, Província de Malanje, a 3 de Novembro de 1963. É filho de Francisco Jaca e de Rosa António. Feitos os estudos primários e secundários, entrou no Seminário Propedêutico de Malanje. De 1981 a 1984, frequentou os estudos filosóficos no Seminário Arquidiocesano de Luanda.

Em 1985, começou o Noviciado junto do Instituto dos Verbitas em Kinshasa (República Democrática do Congo) e, em 1987, emitiu os primeiros votos.

Fez a profissão dos votos solenes em 1990, depois de ter concluído o Curso de Teologia no Seminário dos Missionários de Scheut (Teologado Eugénio de Mazenot) sempre em Kinshasa. Foi ordenado diácono em 1991 e, no mesmo ano, a 29 de Setembro, recebeu a Ordenação sacerdotal em Malanje, por D. Eugénio Salessu, então Bispo daquela Diocese. Logo após a Ordenação, foi enviado como Vigário para a Missão Católica do N’zeto, tendo trabalhado na Paróquia do Santo Estêvão, na Diocese de M’Banza Congo.

Por influência negativa da guerra pós-eleitoral de 1992, o jovem sacerdote permaneceu durante dois anos e meio sem poder deslocar-se da vila. Numa altura em que a guerra entrara numa relativa trégua, o padre António Jaca conseguiu sair do N’zeto para Luanda e, em 1994, foi enviado para o Canadá, para prosseguir estudos superiores no Canadá. Neste país, termina com êxito a licenciatura em Ciências da Comunicação – Comunicação Social, na Universidade São Paulo em Ottawa e seguida o Mestrado na mesma área de estudos, na Universidade de Montreal em Quebec. Terminou os estudos em 1998. Regressa a Angola em 1999, chega a Luanda e pouco depois é nomeado director da Radio Ecclesia. Em 2002, foi eleito superior Provincial dos Missionários do Verbo Divino, em Angola, cargo que exerceu até à sua nomeação episcopal.

II – A Diocese de Caxito e nomeação do seu 1º bispo.

A Província do Bengo, com a sua capital Caxito, integrava o território eclesiástico da Arquidiocese de Luanda desde 1940. Em 2007, a Santa Sé entendeu desmembra-la de Luanda tornando-a uma Igreja particular. Assim nasceu a Diocese de Caxito, criada pelo Papa Bento XVI, cuja Sé ficou sediada na mesma cidade capital do Bengo. Ao anúncio da criação desta diocese seguiu a nomeação do seu primeiro bispo. Nesta ordem de serviço apostólico do Papa Bento XVI, derivou a escolha do padre António Jaca para Bispo da Diocese de Caxito.

O ofício da sua nomeação foi oficialmente comunicado a dia 6 de Junho de 2007, em Luanda. O novo bispo recebeu a ordenação episcopal em Luanda, a 22 de Julho de 2007, na sequência da qual, tomou posse como primeiro Bispo de Caxito em 14 de Outubro deste mesmo ano. Nesta Diocese, exerceu o seu múnus episcopal durante 11 anos.

III – Nomeação para Bispo de Benguela.

Em 26 de Março de 2018, foi anunciado o nome do 4º bispo da Diocese de Benguela, D. António Francisco Jaca. Como referido acima, o novo Prelado veio transferido da Diocese de Caxito para suceder a D. Eugénio Dal Corso que por limite de idade canónica (75 anos) para o exercício do múnus sacerdotal/episcopal, o Santo Padre aceitou a sua renúncia do cargo.

Jaca entrou na Diocese com o acto da tomada de posse no dia 9 de Junho, na Sé Catedral, na presença dos Arcebispos e Bispos da Conferência Episcopal de Angola e S. Tomé, e de altas individualidades do Governo da Província de Benguela. A 10 de Junho, apresentou-se aos fiéis.

Diocese de Benguela

A Diocese de Benguela é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Angola, pertencente à Província Eclesiástica do Huambo, sendo sufragânea da Arquidiocese do Huambo.

Benguela, Rua Dr. António Agostinho Neto

secretariageral@diocese-benguela.ao